1. Tenori-On – Maravilha minimalista!
Os artistas japoneses Toshio Iwai e Yu Nishibori criaram para a Yamaha, o Tenori-On é um quadrado de 16 centímetros que funciona na base do toque, grava o som e depois reproduz o áudio em looping. Ele é portátil e vem com duas caixas de som embutidas. Veja um vídeo de demonstração do instrumento!
O Tenori-On é instrumento é apreciado por gente do calibre de Björk, The Books, Gotan Project e compositores de trilhas para cinema.
2. Optron – Fãs de Star Wars piram!
Criado por Chet Udell, o Optron parece um sabre de luz. Ele é formado por um tubo, que combina LEDs com tecnologia de ponta, e emite som ao ser movimentado em qualquer direção. Como pode ser usado com uma alça em volta do pescoço, o equipamento pode ser tocado com gestos que simulam movimentos de um guitarrista. Veja, no vídeo abaixo, como a mágica acontece!
Produzindo música que parece ter saído de filmes de ficção científica, o Optrom pode ser exatamente o que artistas de música eletrônica, experimental, world music ou rock progressivo precisam!
3. Laser Harp – Modernização natural
A harpa é certamente um dos instrumentos musicais mais clássicos que existem! Graças ao músico Leo Bettinelli, a harpa ganhou os requintes tecnológicos do século XXI. O funcionamento é bem simples: alguns feixes de laser são emitidos para simularem cordas, e cada toque é convertido em som por um sintetizador. Veja um clássico do Queen tocado na harpa laser:
OPara tocar essa harpa precisa usar luvas especiais para trabalhar com os feixes. A posição em que o laser fica, inclusive, pode influenciar na sonoridade obtida.
4. Roli Seaboard – Teclas no comando!
Fabricado pela empresa britânica ROLI, o instrumento parece um teclado comum. Carinhosamente chamado de “piano do futuro”, o instrumento é um vigoroso sintetizador e controlador. De acordo com o site Shows Mp3, as teclas são configuradas, via software, para reproduzirem os mais diferentes tipos de áudios possíveis. É possível fazer solos de guitarra, dedilhado de violão, produzir efeitos sonoros e até orquestrações! Veja no vídeo abaixo.
Imagina o que Rick Wakeman, Derek Sherinian e vários outros mitos não fariam com um Roli Seaboard em mãos?
5. GePS – O novo modo “air” de tocar!
Com pinta de invenção maluca, o GePS é uma grata surpresa que mistura instrumento musical com wearable (tecnologia vestível)! Ela é uma luva que produz sons em um computador conectado via rádio e sensores. A cada movimento da mão, os áudios configurados são tocados. Desta forma, os gestos praticados acabam virando uma baita performance! veja no Vídeo