Veja Logo Abaixo, incríveis histórias de brigas entre lendas do Rock e do Pop.
– Lennon contra McCartney
Por que brigaram?
Segundo Paul McCartney, John Lennon e ele competiam sem parar, “e isso era muito saudável para nossa criatividade”, afirmou. Mas essa rivalidade cresceu e acabou com os Beatles em 1970. Pouco depois, em uma demolidora carta, Lennon jogou na cara de MacCartney seus ataques a Yoko Ono e lamentou “toda a merda” que aguentaram “para ser grandes”. Em seu segundo disco solo (Ram, 1971), McCartney dedicou a John e Yoko canções como Too Many People: “Muita gente falando, não deixe que te digam o que você deve ser”. Lennon respondeu com How Do You Sleep?: “A única coisa que você fez foi Yesterday”.
Quem ganhou?
O baterista Ringo Starr foi o árbitro entre seus amigos e propiciou um reencontro cordial: em meados dos anos setenta, Lennon e McCartney jantaram juntos. Infelizmente, o assassinato de Lennon acabou com a esperança de uma reconciliação. Quem ganhou? Como disse McCartney, “John morreu sendo uma lenda, mas eu vou morrer de velhice”.
– Slash contra Axl Rose
Por que brigaram?
Em 1991, quando Slash ainda era o guitarrista do Guns N’ Roses, colaborou com Michael Jackson na música Black or White. Axl Rose ficou irritadíssimo, já que ele havia sofrido abusos quando criança e estava convencido de que Jackson era pedófilo. Para se vingar, quando gravou a versão de Sympathy for the Devil, dos Stones, Axl trocou a guitarra de Slash pela de Paul Huge. Mas Slash só abandonou o grupo em 1996, quando Axl comprou à traição os direitos do nome Guns N’ Roses. Desde então, deixaram de se falar e despejaram nas entrevistas o que Slash chamou de “um ódio visceral”.
Quem ganhou?
Em 2009, um jornalista perguntou a Axl se ele voltaria a tocar com Slash. “Não nessa vida”, respondeu. Em 2016, quebrando sua palavra, Axl chamou Slash para lhe oferecer a participação em uma turnê. Slash aceitou, superando 20 anos de inimizade. A turnê se chamou, justamente, ‘Não nessa vida’.
– Roger Waters contra David Gilmour
Por que brigaram?
Durante as sessões de gravação do álbum The Wall (1979), do Pink Floyd, Roger Waters começou a menosprezar seus companheiros, com uma lógica egocêntrica: “Não faz sentido que Gilmour, Mason e Wright escrevam letras, porque nunca serão melhores do que as minhas”. O sucesso do disco disparou a megalomania de Waters: basta dizer que, durante a turnê, dormia em um hotel diferente ao do grupo. Em 1985, decidiu se lançar em carreira solo, e quis dissolver o Pink Floyd. Gilmour se negou e Waters o processou.
Quem ganhou?
Gilmour ganhou o processo e o grupo pôde continuar trabalhando como Pink Floyd. Waters focou em uma fértil carreira solo, que incluiu a realização em 1990 de um enorme show em Berlim, em que tocou The Wall substituindo seus ex-companheiros por outras estrelas do rock. A briga entre Gilmour e Waters continuou até que, em 2005, voltaram a se reunir para tocar.
– Mariah Carey contra Jennifer Lopez
Como a briga começou?
Ano 2000, durante uma entrevista, perguntaram a Mariah Carey sua opinião sobre Jennifer Lopez, a nova estrela do pop que estava arrasando. A resposta de Carey foi taxativa: “Não a conheço”. Essa frase foi o começo de uma grande inimizade entre Carey e Lopez, que em 2014 foi desmentida com ironia pela última: “Sei que ela não diz coisas muito bonitas sobre mim, mas não somos inimigas. Sou sua fã e adoraria conhecê-la”. Lopez, entretanto, não tirou os olhos do celular durante a apresentação de Carey no Billboard.
Quem ganhou?
A rivalidade entre as duas estrelas do pop foi reativada em 2016, quando alguém perguntou a Lopez, que já era famosa, pelo comentário feito por Carey anos antes: “Claro que me conhece, estou certa de que foi um lapso. Acho que a memória dela não é boa”. Pouco depois, alguém voltou a perguntar a Carey sua opinião sobre Jennifer. E sua resposta: “Continuo não sabendo quem ela é!”.
– David Lee Roth contra Eddie Van Halen
Por que brigaram?
O rancor entre o guitarrista do Van Halen, Eddie Van Halen, e o vocalista David Lee Roth foi cozido em fogo baixo em 1983, durante a gravação do disco 1984, em que Eddie impôs a sonoridade que queria. Apesar do sucesso do disco, David deixou o Van Halen para seguir carreira solo como cantor e ator. “A banda tal como a conhecíamos acabou porque Dave quer ser estrela de cinema”, disse Eddie.
Quem ganhou?
Os dois perderam, uma vez que David não fez tanto sucesso como pretendia, e o Van Halen não voltou a ser o mesmo com os vocalistas que substituíram David. Durante os anos oitenta e noventa, David e Eddie trocaram farpas em títulos de discos e músicas. Em 1996 se reuniram para um show durante o MTV Video Music Awards… e foi um desastre. David só voltou ao Van Halen em 2007, com quem gravou um disco e fez várias turnês que acabaram antes do tempo pelas brigas: “David não quer ser meu amigo”, ironizou Eddie.
– 50 Cent contra Ja Rule
Por que brigaram?
A rusga entre os rappers Jeffrey Edwar Atkins, Ja Rule, e Curtis James Jackson III, mais conhecido como 50 Cent, teve início no final dos anos noventa. Nessa época, 50 Cent ainda ganhava a vida com pequenos golpes, e roubou algumas joias de Ja Rule. Em represália, os comparsas de Ja Rule esfaquearam Cent. Assim começou uma rivalidade rica em insultos e batalhas.
Quem ganhou?
É difícil dizer, uma vez que a guerra ainda não acabou. Nesse ano passou ao Twitter, onde Ja Rule fez insultos tão homofóbicos a 50 Cent que deveriam estar no Código Penal. 50 Cent respondeu com uma canção tão irreproduzível quanto. Em uma pesquisa recente entre fãs, realizada pelo site Thetylt.com, 63,1% opinaram que 50 Cent ganhou, contra 36,9% que apoiaram Ja Rule. Mas já se sabe que os fãs não costumam ser muito objetivos.
– Paul McCartney contra Michael Jackson
Por que brigaram. Em um jantar, Paul McCartney explicou a seu amigo Michael Jackson como conseguia grandes lucros comprando direitos de canções de outros artistas, como Buddy Holly e Carl Perkins. E Jackson disse: “Algum dia comprarei as músicas dos Beatles”. MacCartney levou na brincadeira, mas Jackson falava sério: em 1985 comprou a gravadora ATV, que incluía os direitos de quase todas as canções dos Beatles. Naturalmente, McCartney se irritou com Jackson. “Você pensa que a pessoa é sua amiga e de repente ela rouba o próprio sofá no qual costumavam se sentar”, afirmou.
Quem ganhou?
Por fim, McCartney. Após a morte de Jackson, a multinacional Sony ficou com o catálogo dos Beatles. McCartney, irredutível, continuou lutando nos tribunais com a Sony para recuperar os direitos de músicas que, em muitos casos, saíram de seu próprio punho. E, finalmente, conseguiu.
– José María Cano contra Nacho Cano
Como a briga começou?
Os irmãos Cano, componentes do trio Mecano com Ana Torroja, sempre competiram para compor “a melhor música da história”. Com o sucesso, a competitividade se transformou em tamanho ódio que acabaram gravando em estúdios separados as músicas do Mecano. De acordo com o produtor Miguel Ángel Arenas Capi, “José María e Nacho chegaram às vias de fato, ainda que depois continuaram se gostando”. Mas em 1992 não aguentaram mais e dissolveram o Mecano.
Quem ganhou?
Digamos que a partida terminou empatada, já que Nacho e José María não fizeram nada de destaque sozinhos. Javier Arados, biógrafo do grupo, diz que “a reconciliação entre José María e Nacho é impossível porque há fissuras irreconciliáveis”. Isso foi visto na estreia do musical Hoy no me Puedo Levantar, que causou uma nova disputa: enquanto José María adorou, Nacho se queixou do resultado e de que sequer tenham lhe deixado entrar na estreia.
– Lady Gaga contra Madonna
Por que brigaram?
Em 2011, Lady Gaga lançou a música Born This Way, que muitos compararam com o hit de Madonna Express Yourself (1989). A própria Madonna ironizou: “Eu ajudei Lady Gaga a compor Born This Way”. Irritada, Gaga respondeu: “Se você toca as duas músicas na sequência, só são iguais na progressão de acordes, que é a mesma de todas as canções de música disco dos últimos 50 anos”. Madonna continuou, chamando Gaga de “imitadora”, e acrescentado a seu repertório uma mistura de Born This Way e Express Yourself com a frase. “Ela não sou eu”.
Quem ganhou?
Durante um programa de rádio, Lady Gaga disse: “Existem pessoas por aí que acham que quero tomar seu trono e devo dizer que não, obrigado, não quero a merda do seu trono. Já tenho o meu”. Pouco depois, Madonna respondeu, conciliadora: “Não acho que Gaga queira minha coroa. Vivemos em um mundo no qual as pessoas querem que as mulheres briguem entre si”.
– Steven Tyler contra Joe Perry
Por que brigaram?
Pelas bebedeiras e brigas do vocalista Steven Tyler e do guitarrista Joe Perry, a gravação do disco Night in the Ruts (1979), do Aerosmith, ficou mais cara, e a banda precisou entrar em turnê para pagar os gastos. Após um show, a tensão dos membros do grupo contaminou suas mulheres, e a esposa do baixista Tom Hamilton chegou às vias de fato com a mulher de Perry. Tyler gritou com Perry: “Você não consegue controlar sua mulher?”. E isso causou uma sonora discussão que terminou com a dissolução do grupo.
Quem ganhou?
Desde sua primeira separação, o Aerosmith se juntou e dissolveu muitas vezes. Normalmente, Tyler faz uma turnê solo para trabalhar sua “marca”, mas volta ao curral quando descobre que Perry está procurando novo vocalista ao Aerosmith. Em 2017, a banda iniciou sua última turnê: Tyler afirmou que seriam seus shows de despedida, mas Perry respondeu que tocarão até a morte. Façam suas apostas.
– Nas contra Jay Z
Por que brigaram?
Em 1996, Jay Z convidou Nas para colaborar em seu disco. Ele recusou, mas Jay sampleou e usou uma parte de uma canção de Nas no seu tema Dead Presidents II. Nas não gostou nem um pouco, e assim começaram a trocar farpas. Pouco a pouco, o tom foi subindo, até que, na canção Stillmatic, Nas acusou Jay de ser o “falso rei de Nova York”, enquanto Jay lhe replicava: “O que você faz é lixo”. Mordido, Nas disparou no tema Ether coisas como: “Você é uma farsa, um viado, ainda vou te fazer tomar no cu, te esmago numa aula de caratê”. Jay, por sua vez, fantasiou levar a mulher de Nas para a cama, no tema Supa Ugly.
Quem ganhou?
Depois de escutar Supa Ugly, a mãe de Jay Z obrigou o filho a pedir desculpas a Nas e à sua família. E desde aquele dia as coisas foram se ajeitando, até que em 2005 os dois rappers assinaram a paz: em um show de Jay, Nas subiu ao palco e eles cantaram um par de canções. Desde então, são até amigos.
– Alaska contra Alejandro Sanz
Por que brigaram?
Em uma entrevista de 2010, Alaska disse: “Dentro de 20 anos ninguém se lembrará de Alejandro Sanz”. Não era a primeira vez que Alaska e Nacho Canut (seu colega no Fangoria) se metiam com Sanz, então o cantor contra-atacou pelo Twitter: “Queridos Alaska e Nacho Canut. Não sei qual é o motivo para me odiarem. O fato é que já faz anos que vocês vêm me criticando muito duramente sem que eu tenha feito nada para merecê-lo. Desejo que esse rancor vá embora dos seus corações”. Sanz se despediu com um “saúde e afinação para tod@s”, numa clara referência ao tom desafinado de Alaska.
Quem ganhou?
Ao final, Alaska esclareceu o mal-entendido: “Quisemos dizer que dentro de alguns anos se falará de jogadores de futebol, de políticos, de Belén Esteban, mas não de músicos, porque a música será minoritária, e citamos Sanz como exemplo”. Para encerrar a polêmica, Sanz mandou um e-mail a Mario Vaquerizo: “Diga a eles que falem bem de mim, que minha mãe é fã deles”.