Veja a Trajetória de Durval Lelys

Durval Lelys se apresentando no Carnaval de Salvador

Formado em Arquitetura, talvez poucos imaginariam que o baiano Durval Lelys Tavares, seria o construtor de uma das carreiras mais sólidas da história do axé. Graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1981, ele tem dois filhos e é casado, ele mostrava aptidão para a música desde criança, a partir dos 8 anos, chegando a participar de cursos de violão clássico e sendo membro da Escola de Música da mesma universidade.

Contudo, a princípio com o diploma nas mãos, Durval teve o seu primeiro emprego como estampador têxtil, onde tinha a função de criar peças artísticas voltadas para cama, mesa e banho. Depois de 5 anos ele mudou de profissão e passou a trabalhar de fato como arquiteto no extinto Banco Econômico, onde participou da construção de aproximadamente 250 agências.

Nessa época o lado artístico continuava a pulsar nas veias do cantor e guitarrista que, no mesmo período, paralelamente aos projetos da área da construção civil, fundou o bloco e banda Pinel, onde atuava como cantor e compositor principal. A virada na vida e carreira de Durval se deu em 1987, quando ele decidiu iniciar um novo grupo, intitulado Asa de Águia, que marcaria o seu nome na história do Axé e do Carnaval de Salvador.

O Novo Rumo Com o Asa de Águia

Com a mistura do Rock com o Axé, o Asa de Águia se tornou uma espécie de instituição e uma das marcas mais fortes do cenário musical da Bahia. Tendo em Durval, cantor, guitarrista e compositor da maioria das músicas, a cara da banda. O “Asa” como é chamado pelos fãs, faz sucesso em todos os lugares por onde passa

O primeiro grande hit da banda foi, “Bota pra ferver”, foi lançado em 1988 e, de lá para cá, o grupo se especializou em lançar músicas de sucesso anos após ano, sempre caindo nas graças e gosto dos foliões. “Xô Satanás”, “Pra la de Bragada” e “Quebra Aê” são alguns exemplos. Estima-se que o Asa tenha vendido mais de cinco milhões de discos ao longo de sua carreira. Em 1990, Durval e sua trupe puxam o seu primeiro bloco, o Crocodilo, onde permaneceriam até 1992. De lá para cá, o grupo já teve passagens pelos blocos Eva, Cocobambu (lançado por eles), Cerveja e Coco, Bloco Inter, entre outros.

Durval Lelys

Durval é também o responsável pela criação do famoso abadá, vestimenta que veio a substituir as velhas mortalhas, consideradas obsoletas e desconfortáveis. Durval e seu amigo Pedrinho da Rocha tiveram a ideia de criar um novo “uniforme” para a festa. Mais prático, o abadá acabou por cair no gosto dos fãs de Carnaval, além de ter revolucionada a indústria da festa, consolidando uma máquina lucrativa que cresce ano após ano.

Com cerca de 20 discos lançados ao longo da sua carreira, Durval Lelys e o Asa de Águia foram pioneiros ao entender o poder do axé music como mercado, criando e estabelecendo carreiras que já se sustentam por quase três décadas.

Os fãs o chamam carinhosamente de “Durvalino Meu Rei”

Após o término do Asa de Águi em 2014 o cantor baiano agora faz um trabalho solo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »